sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Estudando os vulcões!

                                                                       VULCÕES




Esse seminário foi executado em sala de aula, foi divididos grupos e os temas,  o grupo teve um pouco de dificuldade, pois não foi tão fácil falar sobre os vulcões, não tivemos domínio sobre o assunto. O nosso tema foi Vulcões e tínhamos que falar sobre os vulcões : o que um vulcão? como surge vulcão?  quais são as partes de um vulcão? as classificações de um vulcão? como é um vulcão debaixo d'água? o que é um Anel de Fogo do Pacífico?  quais os vulcões mais ativos do mundo?

todas as perguntas tiveram respostas corretas, mas o grupo mesmo com o cartaz em mãos e ter estudado sentiu dificuldade em apresenta-lo!




DATA DA APRESENTAÇÃO:26/07/2017


Apresentado por: ALAN,ARIANE, RAQUEL E VANESSA















Vulcão

Vulcão é uma abertura na crosta terrestre (camada superficial da Terra) por onde são expelidos para a superfície materiais originários do manto. Estes materiais, em geral, surgem em estado líquido-pastoso e incandescente recebem o nome de magma. É um material presente na camada imediatamente abaixo da crosta terrestre – o manto. No entanto, da fenda do vulcão, também podem ser emitidos materiais gasosos, poeira e rochas em estado sólido.



 

Como surge um vulcão?

Para compreender o surgimento dos vulcões é necessário que saibamos que a crosta terrestre é constituída por placas litosferas, também chamadas de placas tectônicas. As placas tetônicas são blocos gigantescos que compõem a litosfera e sobre os quais estão os continentes e oceanos. Estas placas estão em movimento, se afastam e colidem. Os vulcões surgem, em geral, nos pontos de contato entre as placas tectônicas.

Partes de um vulcão

O edifício vulcânico é a montanha ou estrutura que formam o vulcão.
Já a cratera é a “boca” do vulcão onde o material entra em contato com a superfície.
A chaminé vulcânica é caminho por onde o magma em estado líquido ou semilíquido passam até atingir a cratera.






Partes de um vulcão. Ilustração: corbac40 / Shutterstock.com [adaptado]

Classificação

Nem todo vulcão tem o topo pontiagudo e lança lava de maneira explosiva e assustadora. Vejamos a seguir como podem ser classificados os vulcões:

Quanto ao nível de atividade

  • Vulcão Ativo – são vulcões com distintos níveis de atividade. Há desde os vulcões que entram em erupção frequentemente e provocam grandes explosões até os que passam longos períodos sem atividade e emitem apenas pequenos volumes de gases.
  • Vulcão Extinto – estrutura em que se detecta que já houve atividade vulcânica, no entanto, sabe-se que a formação rochosa não entrará mais em erupção.

Quanto ao formato

  • Vulcões escudo – em geral, estão afastados do encontro das placas tectônicas e expelem materiais de forma mais lenta, formando planaltos extensos por onde a lava se deposita. É o caso dos vulcões do Havaí.
  • Estrato vulcões – são os vulcões em forma de cone, em geral têm erupções explosivas, que emitem grande quantidade de gases e poeira.

Vulcão debaixo d’água?

Também podem surgir vulcões no fundo dos oceanos. Depois de sucessivas erupções e consequente resfriamento e consolidação do magma, este vulcão pode atingir a superfície e formar uma ilha ou conjuntos de ilhas. É o caso das ilhas de Fernando de Noronha no Brasil e do arquipélago do Havaí no Oceano Pacífico. A ilhas formadas por extrusão do magma são chamadas de ilhas vulcânicas.

Anel de Fogo do Pacífico

No oceano Pacífico encontra-se um alinhamento de vulcões conhecido como Anel (ou Círculo, ou ainda Cinturão) de Fogo. Essa linha coincide com o encontro da placa tectônica do Pacífico e outras placas menores, e há uma significativa quantidade de vulcões. Existe uma enorme variação no nível de atividade destes vulcões. Nessa linha estão vulcões do Japão, sudeste asiático e oeste das Américas.

No Brasil tem vulcão?

Não mais, é a resposta. Em nosso país não há, na atualidade, vulcões em atividade. As ilhas de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Abrolhos têm sua gênese nas últimas atividades vulcânicas no litoral brasileiro.
Há no Brasil, na porção leste, diversos terrenos originados no período em que havia atividade vulcânica na porção continental do território brasileiro. Esses terrenos produziram solos extremamente férteis para a prática de atividade agrícola.
Referências:
Geografia Crítica – 6° ano - VESENTINI, J. W., VLACH. V. Editora Ática. São Paulo. 2006.
Guia do Estudante – GOETTEMS, Arno Aloísio – Vestibular + Enem – 2017 – Editora Abril.
Sociedade Brasileira de Geologia – Simpósio de Vulcanismo - http://www.sbgeo.org.br/home/news/49
Arquivado em: Geografia, Geologia



Os 10 vulcões mais ativos do mundo




O vulcão mais ativo do mundo nos últimos tempos é o Kilauea, no Hawaii. Apesar do volume de suas erupções, é um dos mais visitados, pois mesmo com atividade constante a lava vem a tona e escoa lentamente.
2 – Tungurahua – Equador




Situado no Equador, o Tungurahua é um dos vulcões mais ativos dos últimos tempos. Uma das características mais assustadores deste vulcão é que a força das suas explosões é capaz de gerar tremores de terra intensos na região.
 3 – Rabaul - Papua Nova Guiné


O vulcão Rabaul fica na Papua Nova Guiné. Dizem os especialistas que uma erupção muito grande pode afetar o clima da terra como um todo.
 4 – SakuraJima - Japão



O Japão é afetado constantemente pelo movimento das placas tectônicas. Essa movimentação causa terremotos e também faz com que vários vulcões voltem a atividade. O vulcão SakuraJima é um dos mais ativos do Japão.

 5 – Etna - Itália


O vulcão mais ativo da Europa é o Etna, localizado na região da Cicília, Itália. Tem em torno de 3.300 metros de altura, mas o seu tamanho pode variar com frequência já que está em constante atividade.
 6 - Anak Krakatoa - Indonésia


O nome desse vulcão significa filho de Krakatoa. A sua formação aconteceu a partir de uma mega explosão do Krakatoa e por isso esse nome. trata-se de um vulcão relativamente novo, mas bastante ativo.
 7 - Monte Santa Helena - EUA


Situado no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160 quilómetros ao sul de Seattle, o monte Santa Helena entrou violentamente em erupção no dia 18 de maio de 1980, matando 57 pessoas.
 8 – Vesúvio - Itália

Vesúvio é um estratovulcão localizado no golfo de Nápoles, Itália, a cerca de 9 km a oeste de Nápoles e a curta distância do litoral.
 9 - Popocatepetl – México

Popocatepetl é um estratovulcão ativo, localizado a 60 km a sudeste da capital mexicana, nas fronteiras dos estados de Morelos, Puebla e México, no México Central. O seu cume atinge 5426 metros de altitude e é o segundo mais alto do México, após o Pico de Orizaba.
 10 - Shiveluch – Russia

O vulcão Shiveluch lançou uma coluna de cinzas a uma altura de 6 km, em agosto 2013. Pertence ao grupo de vulcões Kliuchevskaya, é um dos mais ativos e tem uma altitude de cerca de 2.800 metro






Nenhum comentário:

Postar um comentário